terça-feira, outubro 18, 2016

FRIEDRICH NIETZSCHE - UM GÉNIO INCOMPREENDIDO...


«É O DESTINO DO GÉNIO SER INCOMPREENDIDO. SE UM GÉNIO NÃO FOR INCOMPREENDIDO, NÃO É GÉNIO NENHUM. SE AS MASSAS conseguirem compreender, isso significa que a pessoa está a falar ao mesmo nível a que se encontra a inteligência comum.
«Friedrich Nietzsche é incompreendido, e essa incompreensão tem dado origem a uma tremenda calamidade. Mas talvez isso fosse inevitável. Para compreender um homem como Nietzsche, teríamos de ter, pelo menos, o mesmo padrão de consciência, se não superior. Adolf Hitler é tão atrasado mental, que é impossível pensar que ele possa entender o sentido de Nietzsche; mas foi ele que veio a tornar-se o profeta da filosofia de Nietzsche. E, de acordo com a sua mente atrasada, ele interpretou - não só interpretou, como pôs em prática essas interpretações - e o resultado foi a Segunda Grande Guerra.
«Quando Nietzsche fala da "vontade de poder", isso não tem nada a ver com a vontade de dominar. Porém, é esse o sentido que os nazis lhe atribuíram.
«"A vontade de poder" é diametralmente oposta à vontade de dominar. A vontade de dominar deriva de um complexo de inferioridade. Uma pessoa quer dominar os outros só para provar a si mesma que não é inferior - ele é superior. Mas precisa de prová-lo. Sem o provar, sabe que é inferior; e tem de encobrir isso através de muitas provas.
«O homem verdadeiramente superior dispensa as provas, limita-se a ser superior. Será que uma rosa fala da sua beleza? Será que a Lua Cheia se dá ao trabalho de provar a sua glória? O homem superior sabe-o, pura e simplesmente, não é preciso qualquer prova; daí não ter vontade de dominar. É certo que ele tem "vontade de poder", mas, neste caso, é preciso estabelecer uma distinção muito subtil. A sua vontade de poder significa que ele quer crescer até à sua expressão máxima.
«Isso não tem nada a ver com os outros. A sua única preocupação é o indivíduo em si. Ele quer abrir-se, fazer desabrochar todas as flores que se ocultam no seu potencial, erguer-se o mais possível no céu. Isso nem é uma comparação, não é tentar erguer-se acima dos outros - é apenas tentar elevar-se até ao seu máximo potencial.
«A "vontade de poder" é absolutamente individual. Ela quer dançar o mais alto possível no céu, quer entrar em diálogo com as estrelas, mas não está preocupada em provar que ninguém é inferior. Não é competitiva, não estabelece comparações.
«Adolf Hitler e os seus seguidores, os nazis, fizeram tanta coisa prejudicial ao mundo, pois impediram o mundo de entender Friedrich Nietzsche e o seu verdadeiro significado. E não se tratou de um caso único; em todos os outros conceitos, eles tiveram o mesmo tipo de incompreensão.
«É um destino muito triste, que nunca aconteceu a qualquer grande místico ou a qualquer grande poeta antes de Nietzsche. A crucificação de Jesus ou o envenenamento de Sócrates não constituem um destino tão mau como o que aconteceu a Friedrich Nietzsche - ser incompreendido em tão larga escala, que Adolf Hitler conseguiu matar mais de oito milhões de pessoas em nome de Friedrich Nietzsche e da sua filosofia. Será preciso algum tempo... Quando Adolf Hitler e os nazis e a Segunda Guerra Mundial forem esquecidos, Nietzsche voltará a ser visto tal como é. Ele estará de volta. Ainda o outro dia, uns "sannyasins" do Japão informaram-me que os meus livros estão a vender imenso na sua língua, e a seguir a eles estão os de Friedrich Nietzsche - os seus livros também estão a vender-se bem. Poucos dias antes, veio a mesma informação da Coreia. Talvez as pessoas estejam a encontrar algo semelhante entre eles.
«Mas Friedrich Nietzsche tem de voltar a ser interpretado, para se poder deitar fora todo o absurdo com que os nazis encobriram a sua bela filosofia. Ele precisa de ser purificado, precisa de um batismo.»
(In "O Poder do Amor", de OSHO, 4 Estações Editora, págs. 118 e 119)

on-line
Support independent publishing: buy this book on Lulu.